Comissão de Gestão de Albufeiras

Comissão de Gestão de Albufeiras

Realizou-se no dia 3 de novembro de 2016, na sede da ARBCAS, a reunião da da Sub Comissão Regional da Zona Sul, da Comissão de Gestão de Albufeiras. Esta reunião, convocada pela ARH Alentejo foi presidida pelo Vice-Presidente da Agencia Portuguesa do Ambiente Dr. António João Sequeira Ribeiro. O principal tema em debate foi a análise do défice hídrico que se vive na região sul do Pais e das insuficientes reservas disponíveis nas albufeiras para fazer face a este grave problema. Apesar de agora se iniciar o período expectável de precipitações que porventura venham a alterar esta situação, há que fazer cenários e tomar medidas que minimizem os impactos da eventualidade de mais um ano seco.

Foram equacionados cenários de curto prazo, tal como a reativação de furos e a adução de água proveniente da albufeira de Alqueva, nas situações em que tal será possível.

Foi lembrada a necessidade de efetuar algumas obras de ligação de Alqueva a regiões até agora esquecidas, como é o caso da barragem do Monte da Rocha.

Nesta altura as albufeiras geridas pela ARBCAS estão numa situação dramática, não existindo reservas de água suficientes para efetuar campanha de rega em Campilhas, Fonte Serne e Alto Sado.